UFPE comunica o falecimento do professor Carlos Sandroni

 

Foto: Hannah Carvalho / Reprodução

O Departamento de Música e o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco acabam de comunicar o falecimento do professor Carlos Sandroni.

"Um dos nomes fundamentais na construção do campo da Etnomusicologia no Brasil, Sandroni foi o criador e articulador do PPGMúsica, ao ponto que podemos afirmar que o programa de mestrado, e tudo que construímos coletivamente, jamais existiria sem ele. Deixamos de registro seu mais sincero sorriso no encontro com tantos amigos e colegas no congresso da IASPM, que ele trouxe para o Recife com tanto esforço", diz a nota.

"Carlos Sandroni", continua o comunicado oficial, "sempre teve um papel agregador e de liderança. Sua atuação foi fundamental na construção de diversas trajetórias, dentro e fora da Universidade. É uma perda enorme para a academia, mas também para a cultura pernambucana."

Nos últimos meses, Sandroni se encontrava em tratamento de saúde no Rio de Janeiro, sua cidade natal, acompanhado por familiares próximos. Homenageado em meados de agosto por diversas personalidades e grupos artísticos pernambucanos, o docente assistiu a distância à cerimônia realizada na ADUFPE e transmitida online pelo YouTube.

A Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) também divulgou nota de pesar, na qual ressalta:


Sandroni foi um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento da Etnomusicologia no Brasil e teve papel fundamental na consolidação desse campo de estudos em nosso país. Como primeiro presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (Abet), contribuiu intensamente para o fortalecimento da pesquisa em música, deixando um legado que inspira e orienta gerações de pesquisadores e pesquisadoras.

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, com trajetória marcada por rigor intelectual e sensibilidade cultural, Sandroni foi também referência internacional em temas como patrimônio cultural, cultura popular e música popular brasileira, atuando como docente e pesquisador em instituições no Brasil, França e Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas