Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Rômulo Bartolozzi - Lexeis kai fones

O jovem compositor pernambucano - também astrólogo e tarólogo - Rômulo Bartolozzi embarcou há quase duas semanas para a Coreia do Sul para iniciar uma jornada (inicialmente prevista) de nove meses, atuando em um cruzeiro pelos mares do Extremo Oriente como stage hand (produtor de palco). Rômulo não viajou para fazer uma turnê, vai trabalhar duro para juntar fundos para futuros projetos a que visa implantar, isso se não se empolgar com o emprego ou não tomar outros rumos (no sentido figurado).

Não sendo ainda compositor profissional, Rômulo, no entanto, tem um especial apreço por uma composição que desenvolveu no último ano da licenciatura em Música pela UFPE, uma trilogia de peças curtas para piano e sons acusmáticos chamada Lexeis kai fones (pron.: "lêxis kê fônes", ou seja, "palavras e vozes", em grego.).

Vocês podem conferir uma gravação completa da obra abaixo, feita pelo próprio compositor (as vozes no terceiro movimento são de Rômulo também). Em acréscimo, pedi que ele preparasse um texto de apresentação sobre a partitura, o qual segue primeiro.
***

Escrevi inicialmente Lexeis kai fones no final de meu último ano de graduação em música, como um exercício disciplinar. Entretanto, o que era para ser um mero exercício composicional tornou-se grande o suficiente para ter sua respectiva identidade, corpo e presença musical.

As três peças são inspiradas em um poema homônimo que escrevi na língua grega, que por sua vez forneceram seu conceito dentre as delimitações de música modal, atonal e textural, visto que os episódios musicais aqui descritos são, a rigor, densamente interiores e sensoriais.

---

Λέξεις και φωνές

Λέξεις και φωνές που επιμένουν
για πάντα να με παρατηρούν
τελικά σε αφήνω
την θύρα μου να περάσεις
να δούμε τι ειναι γραφτό:
“Η Ελπίδα είναι κρυφή
σε κάθε σιωπή
όπως οι τοίχοι μου
με καθαρό διαμάντι ειναι φτιαγμένοι
Ελα! Μπορείς!
Είμαι εν ειρήνη.”

Ησυχία!

---

Palavras e vozes

Palavras e vozes que insistem
a logo me observar
finalmente lhes autorizo
em meu portal adentrar
que se veja o que está escrito:
“A esperança está escondida
em cada silêncio
eis que minhas paredes
em diamantes estão preenchidas
Venha! Podeis!
Eu estou em paz.”

Chega!

Os três ciclos desta peça, também homenageiam três grandes compositores dos últimos 200 anos a quem lhes devo muito horizonte e formas de enxergar o som. Por conseguinte faço questão de mencionar a Satie, Schoenberg e Penderecki – que acredito piamente, enquanto músico, serem três dos mais seminais compositores que temos a delimitar o que viria a ser nossas fronteiras musicais atuais. Tal como se diz helenicamente – “Ela, Boreis!”. Venha, você pode.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.