Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Festival Internacional de Violoncelos‏


Unir música clássica e responsabilidade social, essa é a proposta do Rio International Cello Encounter, promovido pela Globo, entre os dias 1º a 11 de agosto no Rio de Janeiro, Região dos Lagos e Volta Redonda. Em sua 19ª edição, o festival internacional de violoncelos deve atrair um público de aproximadamente 15 mil pessoas. Para isso, vai contar com uma programação totalmente gratuita com mais de 30 apresentações, workshops e masterclasses, que são aulas de música para iniciantes com os melhores profissionais da área.

A abertura do festival será no dia 1º de agosto, ao meio-dia, com uma apresentação que mistura música clássica e dança na estação ‘Carioca’ do metrô. Ações sociais também fazem parte do evento conhecido por motivar a integração por meio da música.

Para tornar o processo de criação mais divertido, apresentações com violoncelistas acontecerão ao longo do curso, que acontece no dia 9 de agosto, às 10h. As obras criadas pelos alunos serão vendidas pelos artistas e o dinheiro arrecadado será destinado a projetos sociais do Rio Cello. Já as Orquestras de Cordas de Sururu de Niterói e de Volta Redonda e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, ao longo do evento, passarão por workshops com músicos do festival, como forma de estimular e desenvolver o potencial artístico dos integrantes.


Outro destaque será a apresentação do Grupo Rota, companhia de dança de São Gonçalo (RJ), que trabalha com quarto bailarinos cadeirantes e 14 não-cadeirantes. Para o festival, o Grupo interpretará o espetáculo ‘Nocturne’ nos dias 2 e 3 de agosto, às 19h, na Caixa Cultural, Centro do Rio. Em uma iniciativa inédita no país, o Rio Cello realiza o 1° Concurso Internacional de Violoncelos, que revelará talentos brasileiros e estrangeiros da nova safra de violoncelistas. O concurso, que já está com suas inscrições encerradas, tem competidores entre 13 e 30 anos.

O calendário de eventos ainda conta com uma homenagem ao maestro Nelson Nilo Hack, no dia 4 de agosto, às 16h, na Igreja da Cinelândia, e um concerto com seleção de músicas norueguesas, no dia 11, às 11h, no Parque Lage. O Rio Cello foi criado no ano de 1994, em homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, e é considerado um dos maiores festivais de música clássica do Brasil.

SERVIÇO
19º Rio International Cello Encounter
1º a 11 de agosto de 2013
Entrada Gratuita (exceto no concerto beneficente)
Livre para todos os públicos

Informações: (21) 2235-0208 / riocello@riocello.com
Veja a programação completa em www.riocello.com

Mais informações:
Textual http://www.textual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.