Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Art Metal Quinteto | CD Henrique Alves de Mesquita: músico do Império do Brasil

No Rio de Janeiro do século XIX, em meio às reviravoltas políticas, sociais, culturais e, sobretudo musicais, nasceu, em uma casa modesta na Ladeira do Castelo, o compositor e regente Henrique Alves de Mesquita, personagem ainda nebuloso e pouco celebrado, quando se considera suas muitas contribuições, todas fundamentais, na formação do que se passou a considerar nacional e moderno.

Mesquita era chamado por Machado de Assis de “o nosso Beethoven brasileiro”; França Junior o aclamava continuador de José Mauricio e o imperador D. Pedro II o protegeu até que um fato controverso que o levou a amargar três anos de prisão, em Paris. Apesar de sua genialidade, versatilidade e enorme produção, esse morador do Catumbi, inventor do "Tango Brasileiro" (filho da Habanera europeia e pai do brasileiríssimo Maxixe), parece ter desaparecido na tumultuada história musical de seu tempo.

E suas façanhas não foram poucas para o período: Medalha de ouro do Conservatório de Música foi o primeiro brasileiro a ser enviado ao Conservatório de Paris, onde causou sensação com a opereta "La Nuit au Chateau” (libreto de Paul Koch), com a quadrilha "Soirée Brésilienne" e com a grande popularidade da abertura sinfônica "L'étoile du Brésil" e da romança "Confissão e Desengano".

Após se envolver em um "romance escandaloso" e amargar três anos na prisão, o nosso Beethoven, agora já mais impossível que nunca, tratou de produzir obras que iriam, historicamente contribuir para a formação de uma identidade musical brasileira. A historiografia registra “Olhos Matadores”(1871) como o primeiro "tango brasileiro", porém o violonista e pesquisador Maurício Carrilho - tendo pesquisado e transcrito cerca de dez mil partituras de choros antigos - afirma que o tango da mágica “Ali-Babá”(1871) seria efetivamente o primeiro tango brasileiro.

Henrique Alves de Mesquita morreu no Rio de Janeiro em 1906, tendo se aposentado como professor em 1904. Não sem antes nos deixar um enorme legado musical que inclui também incontáveis composições para gêneros como drama, opereta e "teatro musicado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.