Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

XVI Virtuosi homenageia Verdi e Wagner

Juliana D'Agostini. Foto: Divulgação.
O Ministério da Cultura e o BNDES apresentam o XVI VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que, pelo quarto ano consecutivo, acontece em diferentes localidades além do Recife. De 08 a 17 de dezembro, o festival, que dedica esta edição aos 200 anos do nascimento dos grandes compositores de opera VERDI e WAGNER, mantém a tradição de trazer grandes nomes internacionais. Neste ano, o evento se divide entre o Teatro de Santa Isabel (Recife), Convento de São Francisco (Olinda), Sala Radegundis Feitosa (João Pessoa) e ainda Sala Augusto Meira Filho (Belém).

Com patrocínio do BNDES, da CAIXA, da Toyolex, da White Martins, da MOURA e do Governo Federal através da Lei Rouanet e incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal do Recife, o XVI Virtuosi realiza o III VIRTUOSI DIÁLOGOS promovendo palestras com o jornalista Irineu Franco Perpétuo com o tema “Aprendendo a ouvir Ópera” na Livraria Cultura – Paço Alfândega, dias 10, 11 e 12 às 10h. Os interessados poderão se inscrever no site www.virtuosi.com.br. A programação do XVI VIRTUOSI será totalmente gratuita.

Olinda – A abertura do festival será em Olinda, no Convento de São Francisco, às 18h do dia 08 de dezembro. Para abrir a programação artística do evento, a produtora Ana Lúcia Altino e o diretor artístico do evento, o Maestro Rafael Garcia, convidaram o violinist Americano GIORA SCHMIDT e o pianist Filipino VICTOR ASUNCION.

Recife – A programação de música de câmara nesta edição se realizará no SALÃO NOBRE do Teatro de Santa Isabel. A programação começa na terça-feira (10/12), às 18h. Entre os artistas que se apresentarão na série de música de câmara estão a pianista Ana Lúcia Altino, os violinistas Benjamin Sung (Estados Unidos), Eugene Tichindeleanu (Romênia), os violoncelistas Leonardo Altino (Brasil), Lars Hoefs (estados Unidos) e Katarina Altino (Dinamarca), o clarinetista Karl Pasch (Estados Unidos) e Ensemble São Paulo, entre outros.

A Série Vicente Fittipaldi que acontece no Teatro de Santa Isabel a partir do dia 12 de dezembro (quinta-feira) às 20h abriga os principais concertos do festival. O concerto de abertura traz a Orquestra Virtuosi & Solistas sob a direção do Maestro Rafael Garcia. Serão solistas da noite o violinista Eugene Tichindeleanu, o violista Rafael Altino, o pianist Ilya Ramlav e o violoncelista Leonardo Altino.

JOÃO PESSOA - O VIRTUOSI apresenta dois concertos na cidade de João Pessoa, PB. Com apoio da Prefeitura municipal, FUNJOP e UFPB, a Sala Radegundis Feitosa recebe o pianista russo ILYA RAMLAV no dia 11 de dezembro e no dia 12 o violinista americano GIORA SCHMIDT e o pianista filipino VICTOR ASSUNCION. Os concertos são as 2oh e gratuitos.

CAMPINA GRANDE - O VIRTUOSI apresenta dois concertos na cidade Campina Grande, PB. Com apoio da prefeitura local, os concertos se realizarão nos dias 13 e 14 de dezembro, `as 20h no Teatro Severino Cabral. Em Campina Grande apresentam-se o pianist russo Ilya Ramlav e o violinist Americano Giora Schmidt em recital solo.

BELÉM - O concerto em Belém se realiza na Sala Augusto Meireles no dia 17 de dezembro. Participa do evento em Belém o pianista russo Ilya Ramlav. O VIRTUOSI conta com o apoio da Fundação Amazônica de Música em Belém.

O VIRTUOSI 2013 conta com patrocínio do BNDES, CAIXA, Toyolex, White Martins, MOURA, Excelsior Seguros, incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal do Recife e apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, Prefeitura de Campina Grande, CEPE, Livraria Cultura, Rede Globo Nordeste, UFPB, Fundação Amazônica de Música, e Dorisol Grand Hotel Recife.

Direção Geral: ANA LÚCIA ALTINO
Direção Artística: RAFAEL GARCIA
Realização: VIRTUOSI SOCIEDADE ARTÍSTICA LTDA
Produção: CODA
Assessoria de imprensa: COQUETEL MOLOTOV www.coquetelmolotov.com.br
Criação gráfica: DANIELA HASSE

Mais informações:
3363-0138 – 3355-3324 www.virtuosi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.