Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

II Virtuosi Século XXI

Duo Kociuban-Gamsachurdia. Foto: Divulgação.
O Ministério da Cultura e o BNDES apresentam o II Virtuosi Século XXI, que se realiza nos dias 26, 27 e 28 de novembro na cidade do Recife. Com patrocínio do BNDES e do Governo Federal através da Lei Rouanet, o evento acontece no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Shopping RioMar. O festival conta ainda com o apoio da Livraria Cultura, Instituto JCPM e Folha de Pernambuco.

O Virtuosi Século XXI é um festival de música contemporânea, que tem em sua segunda edição a direção artística do maestro Rafael Garcia, coordenadoria de Ana Lúcia Altino e curadoria do compositor paraibano Marcílio Onofre. O evento promete ser um dos mais destacados no país neste ano, pois trará alguns dos maiores nomes da música contemporânea no cenário internacional. Os compositores Stefano Gervasoni (Itália/França) e Johannes Walter (Alemanha) vão ministrar três oficinas de composição além de aulas especiais para os jovens autores que tiverem obras selecionadas para trabalharem em aulas individuais com os convidados.

Outros importantes compositores com atuação no Brasil e no exterior também participarão como palestrantes do Festival. São eles: Silvio Ferraz (SP), Marcos Lucas (RJ), Paulo Costa Lima (BA), Marcilio Onofre e Eli-Eri Moura (PB). Além desses, haverá uma palestra dedicada aos 10 anos do COMPOMUS - Laboratório de Composição da UFPB.

Premissa
O festival visa valorizar e estimular a produção, divulgação e o registro da música expressa em uma linguagem contemporânea, especialmente aquela escrita por compositores brasileiros, em particular do Nordeste. A ideia é de abrir caminho para que um amplo público local trave os primeiros contatos com uma variada gama de linguagens musicais e processos composicionais, próprios da música do século XXI. O Virtuosi Século XXI ainda pretende promover um intercâmbio entre artistas locais e de outras regiões do país promovendo a atualização quanto às linguagens musicais contemporâneas.

A programação do evento está dividida em três segmentos: mostra de música contemporânea, série de encontros entre compositores e comunidade em geral e oficina de composição. A mostra de música contemporânea compreende três concertos com a participação do duo formado por Wiktor Kociuban, cello e Demetre Gamsachurdia, piano que apresentarão o programa “Oracle’s Blast”; o saxofonista francês Clément Himbert e a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia que terá como solista o violoncelista Fábio Presgrave.  Os concertos serão realizados sempre às 20h com entrada franca no Teatro Eva Herz. Na programação dos concertos serão apresentadas obras dos compositores presentes no evento assim como de vários outros compositores a exemplo de Berio, Jodlowski, Denisov, Langlotz, Dougherty, Takahashi, entre outros.

A série de encontros entre compositores e comunidade em geral acontece de 9h às 11h50 e das 13h às 15h45 no Teatro Eva Herz. Esses encontros visam a exposições e debates sobre o pensamento musical no Século XXI e sobre os vários aspectos da música atual, incluindo sua criação, interpretação e percepção. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site www.virtuosi.com.br desde o dia 1º de outubro.

A mostra de música traz o Duo Kociuban-Gamsachurdia (foto), formado em 2011 por músicos com um vasto leque de atividades: Wiktor Bociuban, violoncelista e regente e Demetre Gamsachurdia, pianista e compositor. O Duo recebeu reconhecimento internacional graças aos concertos em colaboração com Georg Friedrich Haas, Roland Moser, Rudolf Kelterborn, Balz Trümpy e Lukas Langlotz, especialmente na Suiça, Polônia, Georgia e Alemanha. Neste ano eles realizaram vários concertos em festivais como o Schwetzinger Festspiele. O Duo enfatiza a importância de atividades educacionais dando palestras e masterclasses sobre música nova e sua forma de execução.

As oficinas de composição terão como professores os compositores Stefano Gervasoni (Itália-França) e Johannes Walter (Alemanha). Stefano Gervasoni iniciou seus estudos de composição com Luigi Nono seguindo com Brian Ferneyhough, Peter Eötvös e Helmut Lachenman. Depois de frequentar o Conservatório Giuseppe Verdi em Milão, completou seus estudos na Hungria com Ligeti e depois em Paris, no Ircam. Tornou-se um dos mais importantes compositores italianos na cena contemporânea e recebeu encomendas do Ensemble Intercontemporain, WDR, SWF, Orquestra della RAI, IRCAM, Suntory Hall, entre outros.

Caspar Johannes Walter estudou composição com VD Kirchner, J. Fritsch e C. Barlow. Foi co-fundador da editora Thürmchen Verlag e recebeu vários prêmios importantes, incluindo os primeiros prêmios nos Concursos de Composição Stuttgart (1991) e Viena Moderna (1995) assim como o Prêmio Hindemith do Festival de Schleswig-Holstein. Representou a nova geração de músicos de Colônia em projetos de intercâmbio patrocinados pelo Goethe Institut. É violoncelista do Thürmchen Ensemble. Suas obras são executadas regularmente, não só na Europa, mas também nos EUA e no Japão.

A participação nas palestras e nas oficinas é gratuita. No entanto, será necessário fazer inscrição para as mesmas através do site virtuosi.com.br considerando que haverá aproximadamente 70 lugares disponíveis em cada oficina/palestra. No caso específico das oficinas de composição, seis dos participantes poderão apresentar uma peça, cada, para ser discutida com o ministrante, de acordo com os critérios explicados no site.

Serviço
II VIRTUOSI SÉCULO XXI
Dias 26, 27 e 28 de novembro de 2013
TEATRO EVA HERZ
Shopping RioMar


Entrada Franca
Informações: 3363 0138

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.