Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

44° FICJ - release oficial

Graças a Josias Teófilo tive acesso ao release da próxima edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Que importam meus comentários? Confiram as atrações e agendem-se. Bons concertos.

***
Foto: Desirée Furoni/Divulgação.



Maior evento de música erudita do Brasil, o 44º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontece durante todo o mês de julho (de 29 de junho a 28 de julho) de 2013.

A abertura oficial será no sábado, 29 de junho, às 20h30, no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, com um concerto da Osesp, sob regência de Marin Alsop.

Reforçando cada vez mais seu caráter pedagógico, nesta edição, o Festival amplia a participação dos bolsistas, oferecendo 144 vagas no total (sendo 25 para instituições conveniadas). Aulas, palestras, masterclasses, práticas de música de câmara e orquestrais, além de apresentações dos grupos de alunos durante o Festival, enriquecem sua formação e permitem que mostrem ao público todo seu talento e aprendizado.

Os bolsistas selecionados para a classe de regência participarão de aulas ministradas por Marin Alsop, regente titular da Osesp, e terão ainda a oportunidade de reger a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), orquestra residente do Festival neste ano, apresentando-se na Sala São Paulo, na capital, e na Praça do Capivari, em Campos do Jordão.

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Osesp, tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, consultoria artística de Marin Alsop e coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon.



PROGRAMAÇÃO | DESTAQUES

Com uma localização privilegiada, Campos do Jordão fica a cerca de duas horas da capital paulista, e próxima do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. No belo cenário da Serra da Mantiqueira, o Festival oferece ao público uma intensa programação de altíssima qualidade, na maioria, gratuita. Serão mais de 60 concertos, incluindo atrações sinfônicas, de câmara, corais e recitais, reunindo o melhor da produção erudita nacional e internacional.

No Auditório Cláudio Santoro, destacam-se as três apresentações da Orquestra do Festival, duas sob o comando de Marin Alsop (regente titular da Osesp) – incluindo a estreia sul-americana da obra Gejia – Imagens Chinesas [2013], do compositor finlandês Kalevi Aho –, e duas, de Celso Antunes (regente associado da Osesp). Destaque ainda para os concertos de comemoração dos 50 anos do grupo vocal Swingle Singers, do recital Bach & Beyond, da violinista Jennifer Koh, e do concerto do pianista Gilberto Tinetti, que comemora 80 anos, com membros do Quarteto Osesp.

Os pólos principais das atrações do Festival também buscam estimular a presença dos moradores da região aos concertos. Uma das boas novidades é a programação gratuita que acontece durante a semana, às 18h45, no Espaço Cultural Dr. Além (antigo cinema da década de 1940, no bairro central de Abernéssia). Destaque para o quarteto de cordas novaiorquino Ensõ String Quartet (residente no Festival).

Na Praça de Capivari, o destaque é para o concerto ao ar livre da Osesp, sob regência de Frank Shipway, além de dois concertos especiais para as crianças – o da Palavra Cantada com a Osesp e o da Orquestra de São José dos Campos, com a obra O compositor está morto, de Nathaniel Stookey (de “As desventuras em série”).

Na Capela do Palácio do Governo, apresentam-se o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e o Quinteto Villa-Lobos, e, na Igreja Nossa Senhora da Saúde, o Coro da Osesp lança o CD com obras de Aylton Escobar, que completa 70 anos e será o compositor homenageado neste Festival.

Veja a programação completa, com as datas, os locais e o repertório dos concertos, no site do Festival: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/.



ARTISTAS E PROFESSORES


Grandes compositores, regentes e instrumentistas convidados participam dos concertos, além de ministrar aulas e masterclasses aos bolsistas. Veja alguns dos destaques:


COMPOSITORES


KALEVI AHO: um dos maiores compositores da atualidade, que será professor de composição do Festival e fará a estreia sul-americana de obra Gejia – Imagens Chinesas (2013), com a Orquestra do Festival, sob regência de Marin Alsop;

AYLTON ESCOBAR: compositor homenageado do Festival, no ano em que completa 70 anos, com peças tocadas em vários programas durante todo o evento, além do lançamento do CD gravado pelo Coro da Osesp, dedicado à sua obra.


REGENTES


MARIN ALSOP: fica três semanas no Festival, uma em São Paulo e duas em Campos do Jordão, ministrando aulas de regência e regendo dois programas da Orquestra do Festival;

CELSO ANTUNES: rege dois concertos da Orquestra do Festival, uma em Campos do Jordão e um na Sala São Paulo;

ISAAC KARABTCHEVSKY

FRANK SHIPWAY

MICHAIL JUROWSKI

(entre outros)


SOLISTAS


Violino: Jennifer Koh, Nicolas Koeckert, Cláudio Cruz

Violoncelo: Alexander Chaushian, Pieter Wispelwey, Dimos Goudaroulis

Piano: Angela Hewitt, Gilberto Tinetti, Lilya Zilberstein, Pedro Burmester

Oboé: Cristina Gómez Godoy

Clarinete: Paul Meyer

Trombone: Jörgen van Rijen

Violão: Brasil Guitar Duo

Acordeão: Toninho Ferragutti

Canto: Swingle Singers, Rosana Lamosa

(entre outros)


GRUPOS


ENSÕ STRING QUARTET

QUARTETO OSESP

QUARTETO RADAMÉS GNATALLI

QUINTETO VILLA-LOBOS

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

CAMERATA FUKUDA

CAMERATA ABERTA

PERCORSO ENSEMBLE

PALAVRA CANTADA

(entre outros)


ORQUESTRAS


OSESP

ORQUESTRA DO FESTIVAL

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO

ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA

ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS

(entre outras)


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL E DOWNLOADS DE IMAGENS E RELEASES PELO LINK: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/



ASSESSORIA DE IMPRENSA

Marcele Rocha | imprensa.festivalcampos@gmail.com
Cecília do Val | imprensa.festivalcampos@gmail.com
Rodolfo Martins | imprensa.festivalcampos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.