Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Repercussão da matéria do DP

A gota d'água para os músicos da OSR foi o cancelamento, não justificado e de última hora, do concerto que estava programado para ontem, dia 29. Conforme o músico Dadá Malheiros queixou-se no Facebook:

ATENÇÃO MEUS AMIGOS E ADMIRADORES DA NOSSA ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE!

É com enorme pesar que eu comunico a nossa população que o CONCERTO DE HOJE 29.05.2013, foi CANCELADO por determinação do REGENTE OSMAN GIOIA, E COMUNICADO AO ADMINISTRADOR DA OSR às 18 horas e 30 minutos do dia de hoje pela Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife. A notícia do CANCELAMENTO não foi passada para os Músicos com antecedência, e somente quando nós chegamos ao Teatro de Santa Isabel. Dessa forma, todo o trabalho desenvolvido árdua e competentemente por nós Músicos foi jogado fora. Não sabemos o real motivo dessa decisão arbitrária, mas já sentimos que é por conta da insatisfação de 70% da Orquestra em ter este cidadão como o nosso Maestro. O referido Regente, não é de maneira alguma a favor de nós os que integramos a Orquestra Sinfônica do Recife. Nem mesmo em 13 anos de sua permanência entre nós, defendeu o nosso tão necessário e urgente Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Pelo contrário, sempre atrapalhou. Por esta e outras atitudes covardes, a OSR preparou, a pedido da Secretária de Cultura, a Senhora Leda Alves, um abaixo assinado pedindo para que este Regente fosse substituído. Ao que fizemos de imediato; sendo entregue na data de hoje nas mãos da Secretária e nas mãos do Prefeito da Cidade do Recife, o Excelentíssimo Senhor Geraldo Julio.
Este é o sentimento dos 70% de integrantes da Orquestra Sinfônica do Recife nos dias atuais. Infelizmente...!
(Dadá Malheiros) 29.05.2013


***

Por sua vez, o compositor Marlos Nobre partiu pro ataque, em prol dos músicos, como se pode ver em seu perfil do Facebook (não reproduzo o depoimento aqui por estar em caixa alta).

***

E hoje, Adalgisa Borges, esposa de Dadá Malheiros, utilizou o perfil do marido no Facebook para informar Marlos Nobre sobre outros fatos que levaram a orquestra ao desgaste:

Prezado Maestro Marlos Nobre. Todos os anos a Orquestra Sinfônica do Recife realizava Concerto no dia do Trabalhador, este ano, porém não realizou.
 

Creio que “Osman Gioia” quer deixar claro que a orquestra é dispensável.
 

A maioria dos músicos fazem malabarismos para assumirem suas despesas, trabalham feitos loucos extra orquestra chegando a ter que trabalharem em duas Orquestras em Estados distintos. Os músicos não querem confusão; são músicos; e a escolha de vida deles é trazer a boa música para o público, eles estão pedindo socorro. Estão lutando junto à Câmera dos Vereadores através do Excelentíssimo Vereador Doutor Rogério de Lucca para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Eu estive pessoalmente lá na Câmara dos Vereadores em uma das assembleias em 2012, e os Vereadores estão cientes das necessidades dos músicos. O mais antigo Vereador na Casa, Liberato Costa Junior, falou que a luta é muito antiga, e que ele próprio, há muito tempo, solicitou que os Músicos da OSR fossem reconhecidos como nível Universitário e conseguiu, pois na Orquestra existem Mestres e Doutores em Música...
 

Por razão do instrumento de trabalho ser do próprio Músico, (como citou sabiamente a Excelentíssima Vereadora Aline Mariano), fica muito alto o custo em manter o instrumento e até mesmo de comprá-lo. Lá também vi que a grande maioria, quase que unânime dos Vereadores concordou com o plano de Cargos, Carreira e Salários dos Músicos da Orquestra Sinfônica do Recife, solicitado na gestão do ex-prefeito João da Costa e tendo sido Vetado e absolutamente negado pelo próprio Prefeito.

(Adalgisa Borges) 30.05.2013 – Esposa de Dadá Malheiros, Músico integrante da Orquestra Sinfônica do Recife nos períodos de: (1981 a 1985), e de (1994 aos dias atuais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.