Páginas

sábado, 11 de maio de 2013

Outros blogs para se seguir

Ficam como recomendações minhas cinco blogs onde os apreciadores podem aprender bem mais sobre música clássica do que em qualquer revista de cultura existente no país atualmente.

1. Falando de Música: o blog do regente paranaense Osvaldo Colarusso, vinculado ao jornal Gazeta do Povo, tem presenteado seus visitantes com críticas agudas e análises históricas audaciosas a cada semana. Clareza, rigor e combate aos lugares-comuns andam juntas a cada postagem do maestro.

2. Euterpe: quem gosta de apreciações longas e consistentes de obras do repertório standard, e de análises que envolvam música clássica e outras artes clássicas, este é o canal perfeito. A recente revisitação da Paixão segundo São Mateus de Bach, em dez postagens, foi apenas uma prova recente disso.

3. PQP Bach: é o oposto do Euterpe quanto ao espírito. Anarquia, sarcasmo, eventual fragmentarismo e desvio de foco para mulheres, política e futebol. Um desbunde só que faz com que alguns dos integrantes da equipe se travistam como verdadeiros clowns. Mas não se engane que todos lá sabe do que falam. A coleção de Música Colonial e Imperial Brasileira disponibilizada é maior do que qualquer acervo físico no país.

4. João Luiz Sampaio: o crítico do Estadão e colaborador permanente da revista Concerto encontra-se no coração da atividade operística e sinfônica brasileira: São Paulo. Daí sempre contribuir com sua visão próxima, mas com o mínimo de concessões, sobre os principais eventos e problemas que agitam o mainstream nacional.

5. Clube do Maestro: para quem quer novidades com concisão jornalística. Aqui, os posts são notícias, não reportagens, e ficam sob a responsabilidade do maestro carioca Ricardo Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.