Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A Sagração da Primavera Brasileira

Já que tenho falado de Salvador nos últimos dias, tem algo que quero colocar em pauta em breve. Recebi de Paulo Rios Filho, quando estive lá há pouco mais de dois anos, um monte de gravações em mp3 de obras de compositores baianos. Estou até hoje ouvindo-as e assimilando-as aos poucos (vim a descobrir alguns vinis raros na casa do artista plástico Raul Córdula, em Olinda, de cuja família sou amigo, regidos por um pernambucano falecido precocemente e do qual ninguém fala até hoje: Rinaldo Rossi), mas Paulo me mostrou ainda na casa dele a gravação de Ritual.

Na primeira audição, a despeito das explicações de Paulo, não consegui me empolgar com a peça. Já na segunda vez - mais de um ano depois, em minha casa - descobri o quanto ela é poderosa, sem falar de que se trata da partitura de influência stravinskiana mais forte no Brasil desde sempre (mais do que o Choros n° 8 do Villa e mesmo do que o balé Estância, de Ginastera). Aproveitando o embalo dos cem anos da Sagração, pedi a Paulo Costa Lima que procurasse ver com seus alunos se eles poderiam colocar no YouTube a gravação acompanhada da partitura. Quando isso rolar, divulgarei por aqui - em memória de Lindembergue Cardoso, que, se vivo estivesse, continuaria sendo um dos expoentes máximos da música de concerto brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.