Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mortes na estrada

Na audiência sobre a OSR, os músicos que faziam "pontes rodoviárias" (como Recife-Natal ou Recife-João Pessoa) e faleceram na estrada foram lembrados nos discursos de Marlos Nobre e Elyr Alves como exemplos de profissionais que eram obrigados a tocar em diferentes lugares para compensar os baixos contracheques.

Foram citados, especialmente: Radegundis Feitosa, o maestro Eugene Egan, o violoncelista Piero Severi e o violista Emílio Sobel.

Elyr, em seu discurso representando os músicos da OSR (após pronunciamento de Tales Silveira, o outro representante dos músicos), frisou ainda a conhecida falta de continuidade nas políticas públicas (citando como exemplo o Projeto Espiral, que Marlos criou na Funarte no final dos anos 1970 e depois foi abandonado) e a defasagem da proposta de reajuste do salário base dos músicos da OSR para R$ 2.400,00, lembrando que esse valor foi apresentado há mais de três anos.

Também foram destacados por Elyr o assédio de maestros autoritários aos músicos e a necessidade não só da verba para manutenção de instrumentos, mas também para seus trajes (quatro tipos de trajes são usados pela OSR). O violista denunciou ainda que a baixa remuneração no Recife tem feito com que jovens talentos pernambucanos continuem indo embora, a exemplo dos instrumentistas que passaram em recente concurso em Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.