Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Anuário VivaMúsica! 2013


Recebi anteontem a edição 2013 do Anuário VivaMúsica!, pelo qual o mainstream da música clássica nacional aguarda - ano a ano - desde 1998 para conferir a lista atualizada de quem é quem no métier do ramo e qual o tema de capa, sempre tratado em um longo e informativo ensaio.

Desta vez, o tema foi a atividade orquestral brasileira, ou seja, como as principais orquestras sinfônicas do país funcionam. Doze conjuntos passaram três meses levantando dados para responder com precisão e franqueza ao questionário enviado pela equipe do Anuário, e o resultado foi bastante rico.

O levantamento incluiu os seguintes tópicos: arrecadação e orçamento (incluindo captação via Lei Rouanet), postos de trabalho (do número do pessoal administrativo e de apoio aos benefícios oferecidos aos músicos), concertos realizados (com porcentagem de obras nacionais), ingressos vendidos, números de público, ações educativas e produtos culturais lançados (CDs, DVDs etc.).

Lembrando da audiência pública que haverá nesta quinta pela manhã na Câmara Municipal sobre a Sinfônica do Recife, escusado dizer que o Anuário VivaMúsica pode ajudar bastante como leitura para a reorientação da orquestra - aliás, de qualquer orquestra do país.

Para quem quiser adquirir a publicação: http://www.vivamusica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.